Freelancer de Conteúdo Web – O que faz e suas perspectivas

No cenário atual do marketing digital, o freelancer de conteúdo web é um dos profissionais mais requisitados do mercado, o que aponta um caminho interessante para quem deseja se dedicar a esta área.

Muitas empresas estão desenvolvendo suas próprias equipes de marketing digital, mas na área de conteúdo web, em função das diversas opções de formato, muitas delas não contam com profissionais para desenvolver peças específicas.

É neste contexto que o profissional freelancer de desenvolvimento de conteúdo online entra. No Marketing Job, você encontra diversas opções de trabalho freelancer de conteúdo web, nas mais variadas áreas, como textos, web design e produção de vídeos.

Neste artigo vamos mostrar o que faz um freela de conteúdo web e dar também algumas dicas sobre como iniciar nesta carreira, que é uma das mais promissoras do marketing digital para os próximos anos.

1 – O que faz um freelancer de conteúdo web

O marketing de conteúdo é uma das áreas de maior crescimento no marketing digital atualmente e também uma das grandes apostas em termos de estratégia de marketing não interruptivas.

Este tipo de estratégia requer a criação de textos que serão publicados no blog associado ao site da empresa, desenvolvimento de e-books, infográficos e outros recursos.

O freelancer de conteúdo web é o profissional encarregado de desenvolver estes conteúdos. Na verdade, reunimos nesta categoria, profissionais de diversas áreas e habilidades, como redação de artigos, web design, produção de vídeos e muitas outras.

Como temos cada vez mais recursos para o que chamamos de Inbound Marketing, esta é uma área cada vez mais solicitada em projetos.

O tempo em que os sites das empresas eram compostos unicamente por páginas com conteúdo institucional ou descrições de produtos e serviços já vai longe.

Hoje em dia, um site ou loja virtual, precisa gerar envolvimento com o público que pretende impactar. O consumidor mudou e o marketing precisa se adaptar a estas mudanças.

Atualmente um site precisa entregar conteúdo que vá além de páginas institucionais e descrição de produtos ou serviços. É preciso entregar conteúdo que agregue alguma coisa ao dia a dia das pessoas, como artigos sobre temas relacionados a área de atuação da marca, por exemplo.

Além disso, o marketing nas redes sociais é composto de estratégias que visam o relacionamento com clientes e possíveis clientes, e isso se dá através da geração de conteúdo. Esta é outra área onde o freelancer de conteúdo web pode atuar.

2 – As oportunidades para um freelancer de conteúdo digital

Como dissemos anteriormente, o Marketing de Conteúdo está em alta em todo o mundo e é uma das grandes tendências do marketing digital para 2020 segundo a avaliação de diversos sites especializados.

Isso abre um incrível leque de oportunidade para os profissionais de conteúdo web, como redatores, web designers e muitos outros.

A carreira de freelancer de conteúdo online oferece inúmeras oportunidades em termos de publicidade e marketing, e é por isso que cada vez mais profissionais desta área são solicitados para trabalhos como:

  • Criação de conteúdo para blogs
  • Redação de publicações nas redes sociais
  • Participar da redação e conteúdo para e-books
  • Elaboração de roteiros para vídeo e podcasts
  • Produção e edição de áudios e vídeos
  • Design gráfico
  • Criação de infográficos

Além disso, um bom freelancer de conteúdo web tem opções fora do circuito de prestação de serviços. Usando suas habilidades ele pode, por exemplo, criar um site de conteúdo próprio e monetizá-lo com anúncios do Google AdSense, por exemplo.

3 – Como se tornar um profissional freelancer de conteúdo

A formação de um freelancer de conteúdo online depende muito da área onde ele deseja atuar, pois precisará desenvolver habilidades compatíveis com o conteúdo que pretende produzir.

No caso de um redator freelancer especializado em conteúdo digital, é necessário ter uma ótima redação, dominando técnicas de webwriting e escrita persuasiva, para que possa desenvolver textos envolventes.

Bons livros nesta área também são um ótimo caminho para uma carreira de redator web de sucesso. Entre eles destacamos o livro Copywriting de Paulo Maccedo e também As Armas da Persuasão de Robert B. Cialdini.

Além disso, um redator web também precisa dominar as técnicas de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, para que os textos que irá produzir, consigam ocupar posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por exemplo.

Cursos e certificações, como os oferecidos pela HubSpot, na área de marketing de conteúdo e pela Academia do Marketing na área de SEO, são bons pontos de partida.

Na parte de produção de vídeo o caminho é realizar um bom curso nesta área, e como sugestão, recomendamos alguns treinamentos gratuitos oferecidos pelo Google na Creator Academy do YouTube, para começar.

Lá você aprenderá conceitos básicos sobre produção, edição e roteirização de vídeos, com quem realmente entende do assunto. De quebra, ainda encontrará boas dicas sobre como ganhar dinheiro no YouTube. Nada mal, não acha?

Como é fundamental para um freelancer de conteúdo web entregar qualidade em seus trabalhos, você precisará também conhecer a fundo softwares de edição de vídeo, como por exemplo, o Movavi, para quem está começando e o Adobe Premiere, em um nível mais avançado.

4 – Quanto ganha um freelancer de produção de conteúdo web?

Bem, esta é uma pergunta bastante delicada, que envolve diversos fatores, como área de atuação e a sua dedicação.

Por exemplo, um editor freelancer, com dedicação integral a esta atividade e boa produção diária, pode ganhar tranquilamente algo em torno de R$ 3 mil por mês. Com a demanda crescente por este tipo de trabalho, é uma meta bastante plausível.

Na área de produção e edição de vídeos os ganhos podem ser até maiores, uma vez que o mercado ainda está muito carente deste tipo de profissional. Outra variável é o tipo de job que o freelancer de produção de vídeos consegue captar.

Outro profissional muito requisitado é o freelancer de web design, cuja remuneração também vai depender muito do tipo de serviço, como por exemplo, o desenvolvimento de uma logo ou a identidade visual completa da marca.

Como você pode ver, são muitas as variáveis envolvidas, por isso, para a pergunta sobre quanto ganha um freelancer de conteúdo web, vamos ficar devendo uma resposta exata.

5 – Freelancers de conteúdo web no Marketing Job

O freelancer de conteúdo web encontra um ótimo espaço para a divulgação de seu trabalho no Marketing Job, através da criação de um perfil bem estruturado, com informações detalhadas sobre você e o seu trabalho, contando inclusive com uma área para inclusão do seu portfólio.

Para quem está em busca de trabalho como redator freelancer, o Marketing Job é uma ótima opção. Esta é uma das áreas que concentra maior número de projetos publicados, gerando diversas oportunidades de trabalho para freelancer especializados na produção de conteúdo. Veja algumas destas oportunidades clicando aqui.

O cadastramento do seu perfil no Marketing Job é inteiramente gratuito e você terá a sua disposição todos os recursos oferecidos pela nossa plataforma para captar diversos clientes. Para fazer seu cadastro agora mesmo, clique aqui.

Agora que você já tem uma boa ideia do que faz e quais são as perspectivas para um freelancer de conteúdo web, o que acha de trilhar uma carreira de sucesso nesta área? Mantenha-se em dia com este e outros temas envolvendo o universo freelancer, assinando a nossa Newsletter.

Publicado no Marketing Job

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here